Micro-ônibus voltam a circular pela Serra de Paracambi após autorização de órgãos estaduais
Serviço foi retomado na última segunda-feira (25), após mais de um ano de interdição

Em reunião realizada na última semana, o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, conseguiu a autorização para que micro-ônibus das linhas que utilizavam a RJ-127 retomem a circulação na estrada que liga Paracambi a cidades da região Sul Fluminense, como Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin.
A liberação foi viabilizada por meio de um acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ) e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ). Os órgãos notificaram as empresas que realizavam o trajeto, e a Viação Progresso já começou a disponibilizar o serviço na última segunda-feira (25).
O transporte no trajeto entre Engenheiro Paulo de Frontin e Paracambi está sendo realizado por micro-ônibus que circulam ao longo de todo o dia. A maioria dos horários é operada pela linha que liga as duas cidades, com tarifa no valor de R$ 4,35.
A Serra de Paracambi foi interditada em fevereiro de 2024, após as fortes chuvas que provocaram deslizamentos na região. Desde então, os ônibus não tinham autorização para circular pela via, que atualmente opera no sistema “siga e pare” e segue em obras há mais de um ano.
Durante esse período, as empresas passaram a utilizar um trajeto alternativo por Miguel Pereira, aumentando o tempo de viagem em cerca de duas horas. Com a liberação da serra, o deslocamento será significativamente reduzido e trará benefícios para trabalhadores, estudantes e moradores que dependem desse transporte intermunicipal.
COMENTÁRIOS